Cortiça

O montado de sobro assume uma importância crucial para a economia e a ecologia de vários países do Mediterrâneo e, em especial de Portugal, o maior produtor mundial de cortiça. A cortiça é uma matéria-prima nobre com características inigualáveis, cuja principal aplicação é o fabrico de rolhas, mas que passa também pela sua utilização desde a construção até à indústria aerospacial.

O Grupo José Pedro Barreira tem na sua génese a produção da cortiça, e é actualmente um dos maiores produtores, com 130.000 arrobas no novénio. Na floresta e, em especial no montado de sobro, sentimos uma responsabilidade acrescida perante as actuais e futuras gerações, existindo um empenho constante na sua valorização.

HERDADE DE CAMÕES
HERDADE DA AMIEIRA
HERDADE DA PIPA DE BAIXO
HERDADE MELROEIRA E COSTAS
HERDADE DE MOMPORCÃO
HERDADE DO SABACHÃO
HERDADE DA TOJEIRINHA
HERDADE DO PORTO DE SANTARÉM
HERDADE ESCRIVÃO DA CÂMARA
HERDADE CARVALHOSINHO / VALE BISPO

Eucalipto

O Eucalipto é uma espécie de crescimento rápido e um fixador de dióxido de carbono muito eficiente no combate ao efeito de estufa.
O eucalipto que se planta em Portugal é uma árvore muito eficiente na utilização de água disponível, já que por não ter raízes longas ou profundas, consegue regular a transpiração através das folhas, retendo o seu excesso, que usará em períodos de seca.

Apesar do eucalipto crescer rapidamente, consumindo sais minerais dos solos, 80% destes são devolvidos à terra, através da queda periódica das cascas e folhas.
No Grupo José Pedro Barreira acreditamos que a plantação e a gestão responsável de eucaliptais, em alinhamento com as normas previstas no quadro regulamentar para esta fileira, contribui não só para a economia nacional, como para um maior equilíbrio ambiental no planeta.

HERDADE DE CAMÕES
HERDADE DA AMIEIRA
HERDADE DO SABACHÃO

Pinha

O pinheiro manso constitui também uma das espécies florestais mais interessantes assumindo um papel relevante nas explorações agroflorestais na bacia Mediterrânica, em particular no Alentejo. Esta atractividade reside nas características únicas da sua principal exploração – a produção de pinha e respectivo pinhão para a indústria alimentar.
O pinhão, em especial o mediterrânico, é cada vez mais considerado um produto benéfico para a saúde pela sua composição nutricional e como fonte para a obtenção de compostos bioactivos.

Além dos povoamentos mistos de pinhal/montado de sobro, o Grupo José Pedro Barreira tem procedido à plantação de várias áreas exclusivas de pinho manso de forma a aumentar a produção de pinha. Destaque para os cerca de 100ha plantados na Herdade de Camões.

HERDADE DE CAMÕES
HERDADE DA AMIEIRA
HERDADE DA PIPA DE BAIXO
HERDADE DE MOMPORCÃO
HERDADE DO SABACHÃO
HERDADE TOJEIRINHA
HERDADE PORTO DE SANTARÉM

Olival

O azeite, produzido a partir do fruto do olival (azeitona), é a base da cozinha mediterrânica e apresenta um valioso conjunto de propriedades que contribuem para uma alimentação equilibrada.

Actualmente, Portugal já é considerado uma referência na olivicultura moderna e eficiente, com a particularidade de ser um dos primeiros lugares do planeta onde se inicia a campanha da azeitona, possibilitando a produção dos primeiros azeites de alta qualidade. O sector do azeite contribui ainda de forma positiva, para o saldo da balança do sector agroalimentar nacional.

Trata-se uma aposta recente do Grupo José Pedro Barreira, com a plantação de dois olivais em sebe em 2018 e 2019, que perfazem, até agora, uma área total de 160ha.

HERDADE CAMÕES
HERDADE DE MOMPORCÃO

Gado Bovino

O consumo carne de gado bovino continua a ter um peso importante na alimentação mundial, sendo Portugal um país deficitário.
Actualmente o Grupo José Pedro Barreira tem mais de 1.800 vacas reprodutoras para a produção de carne e cuja alimentação é, maioritariamente, à base de pastagens de regadio e sequeiro.

O Grupo José Pedro Barreira optou por um maneio do gado em regime extensivo e de uma forma sustentável e integrada no ecossistema Alentejano.

Desta forma, as emissões de carbono emitidas pelos animais (normal em qualquer ruminante), são compensadas pela fixação de carbono nas pastagens e forragens que servem de alimento ao gado.

HERDADE DE CAMÕES
HERDADE DO SABACHÃO
HERDADE CARVALHOSINHO / VALE BISPO