“Juntos com os nossos colaboradores e parceiros, estamos a trabalhar para dar o nosso melhor contributo para a economia e para o nosso país.
E se estamos presentes hoje na casas e nas vidas de todos os Portugueses, é porque acreditamos que o futuro vem do que a terra nos vai continuar a dar todos os dias.”
A Nossa História
O Grupo José Pedro Barreira é uma empresa familiar, detentora de um vasto património fundiário, que se dedica às atividades pecuária, florestal e agrícola. A empresa foi fundada a 9 de Abril de 1970 por António Barreira, com base num património familiar com mais de cinquenta anos de existência. A Companhia Agrícola do Maranhão – Camar, dava, a partir daqui, o nome ao Grupo.
A reforma agrária, apenas quatro anos depois da criação desta sociedade, ditou a expropriação de todo o seu património. E os anos 80 e 90 foram marcados pela determinação e pelo compromisso de José Pedro Barreira, na recuperação do património perdido. Em 1989 iniciava-se o processo de desocupação da Herdade de Camões, em 1992 constituíram-se as sociedades de Monte Ruivo, da Ameixeira, da Covada e da Tojeirinha, que correspondem em grande parte, ao actual património do Grupo José Pedro Barreira.
Na década de 90 o Grupo investiu na recuperação de infraestruturas, nomeadamente na modernização e intensificação das áreas de regadio. Ainda neste período apostou-se na produção de cereais e na criação de gado bovino. Mais recentemente, a estratégia passou por intensificar a actividade pecuária e por diversificar com a plantação de olivais.
Durante todo este tempo, houve sempre uma especial preocupação com a área florestal, designadamente com a recuperação do montado e com o investimento em novas plantações, sobretudo de sobro e de pinho.
Não se pode falar da história deste Grupo sem referir a Casa Barreira, até porque ambas entidades têm a mesma origem. A Casa Barreira é uma das maiores empresas nacionais no setor agro-florestal e da qual o Grupo José Pedro Barreira é um accionista de referência.
Se, ao património directamente por nós gerido, acrescentarmos a participação na Casa Barreira, o nosso Grupo torna-se num dos principais players no sector.
Visão
A preservação do nosso capital natural passará pelo equilíbrio entre a continuidade das actividades agrícola e florestal e a abertura a novas tecnologias, que aplicadas aos recursos biológicos, satisfaçam as necessidades das populações.
É neste balanço entre a produtividade e o bem-estar social e ambiental que seremos intervenientes activos na bioeconomia.
Missão
Manter e desenvolver o património familiar, através de um investimento sólido e responsável nas actividades agrícola, florestal, pecuária e imobiliária, ou noutras complementares que se venham a revelar estratégicas, para o crescimento do negócio a longo prazo.
Continua a ser para nós essencial trabalhar de forma comprometida com os nossos colaboradores, clientes, fornecedores e comunidades próximas.
Família
Base e fundamento da nossa existência. A construção de património está intrinsecamente ligada à vontade de perpetuar os valores e o sentido da família.
Confiança
Pertencemos a uma família ligada à agricultura há mais de cem anos. Fazer sempre bem o que tem que ser feito, é o que nos move. E é aqui que se sustenta a relação que temos com todos os que nos rodeiam. Foi o que aprendemos e é o que queremos ensinar a quem vier depois de nós.
Crescimento
Só o crescimento nos permitirá perpetuar o património familiar. Queremos ser maiores nas áreas que conhecemos e onde estamos, mas queremos que a vontade de crescer sustentadamente esteja sempre presente, abrindo-nos novos mundos.
Terra
É a nossa origem e o núcleo dos nossos negócios. É na terra que está ou nasce o que é essencial à vida. Este é o património material e afectivo que queremos e devemos preservar sempre.
Sustentabilidade
Nós somos terra. É daqui que vimos, é disto que vivemos, é para aqui que vamos. A preservação do planeta é intrínseca e vital à nossa existência. Trabalharemos sempre para dar ao mundo o que lhe é essencial, de acordo com as melhores práticas de respeito pela natureza.
Inovação
Olhar para todas as coisas com olhos novos, querer fazer sempre melhor, testar formas diferentes, estar aberto a novas tendências. Tornarmo-nos, nas áreas tradicionais em que trabalhamos, parceiros activos na investigação e no desenvolvimento.
Terra
É a nossa origem e o núcleo dos nossos negócios. É na terra que está ou nasce o que é essencial à vida. Este é o património material e afectivo que queremos e devemos preservar sempre.
Família
Base e fundamento da nossa existência. A construção de património está intrinsecamente ligada à vontade de perpetuar os valores e o sentido da família.
Confiança
Pertencemos a uma família ligada à agricultura há mais de cem anos. Fazer sempre bem o que tem que ser feito, é o que nos move. E é aqui que se sustenta a relação que temos com todos os que nos rodeiam. Foi o que aprendemos e é o que queremos ensinar a quem vier depois de nós.
Sustentabilidade
Nós somos terra. É daqui que vimos, é disto que vivemos, é para aqui que vamos. A preservação do planeta é intrínseca e vital à nossa existência. Trabalharemos sempre para dar ao mundo o que lhe é essencial, de acordo com as melhores práticas de respeito pela natureza.
Crescimento
Só o crescimento nos permitirá perpetuar o património familiar. Queremos ser maiores nas áreas que conhecemos e onde estamos, mas queremos que a vontade de crescer sustentadamente esteja sempre presente, abrindo-nos novos mundos.
Inovação
Olhar para todas as coisas com olhos novos, querer fazer sempre melhor, testar formas diferentes, estar aberto a novas tendências. Tornarmo-nos, nas áreas tradicionais em que trabalhamos, parceiros activos na investigação e no desenvolvimento.
Tradição
Família e Terra
Uma marca que reforça a relação entre a família e o seu património.
Respeito
Confiança e Sustentabilidade
Uma marca que afirma a vontade de crescer de uma forma sustentada
e de acordo com as melhores praticas de respeito por todos os intervenientes.
Ambição
Crescimento e Inovação
Uma marca que olha para o futuro com a ambição de desenvolver novos produtos e novas áreas de negócio.